quinta-feira, 17 de maio de 2012

Banda da PM faz apresentação história no aniversário de Nova Friburgo



O concerto da Banda da Polícia Militar foi uma iniciativa do Governo Municipal, por meio das secretarias de Turismo, Ordem Urbana, Cultura e Comunicação Social

Realização foi uma das iniciativas do Governo Municipal para comemorar os 194 anos da cidade

Para homenagear e marcar os 194 anos de Nova Friburgo, a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Rio de Janeiro fez uma apresentação histórica no Teatro Municipal, na noite da última quarta-feira (16), para cerca de 300 pessoas. A realização foi uma iniciativa do Governo Municipal, por meio das Secretarias de Turismo, Ordem Urbana, Cultura e Comunicação Social.

Para o prefeito Sérgio Xavier, que esteve presente com o seu secretariado, o dia foi marcado de emoções: “O aniversário de 194 anos da nossa cidade é um dia memorável para todos. Mais cedo, os desfiles militar e cívico foram impecáveis, mostrando que a cidade está ressurgindo após tantos problemas. Por isso, é um dia de comemorações. Agora, recebemos a Banda da Polícia Militar, que é nacionalmente conhecida por suas execuções perfeitas. Ainda tem a MaiFest, que vai começar daqui a pouco, e tudo isso totalmente de graça para a população. Para nós, a data marca não somente o aniversário da cidade, como também uma nova fase, em que o friburguense começa a resgatar a esperança e a autoestima. Então, só temos o que comemorar”, destacou o prefeito Serginho.


O repertório apresentado foi bastante eclético, com músicas tradicionais e populares, como Liberty Fanfare (de John Williams, com instrumentação e arranjo de Dico) e "Maria Maria" (de Milton Nascimento e arranjo de Dico).

O repertório apresentado foi bastante eclético, com músicas tradicionais e populares, como Liberty Fanfare (de John Williams, com instrumentação e arranjo de Dico), “Maria Maria” (de Milton Nascimento e arranjo de Dico), “É preciso saber viver” (de Roberto Carlos e Erasmo Carlos), entre outras, provando o porquê das apresentações da Banda da Polícia Militar serem tão disputadas pelo público em todo o Brasil.

A apresentação contou com a regência do comandante músico da Polícia Militar do Rio de Janeiro, capitão Ronaldo Almeida da Silva, que é oficial especialista de carreira da PM, formado em regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para o maestro, foi uma apresentação especial, principalmente porque o público de Nova Friburgo é muito caloroso: “É notável como o público de Nova Friburgo tem uma compreensão apurada da música, percebemos que houve um retorno significativo da plateia friburguense, então, é uma alegria poder trazer o nosso trabalho no aniversário da cidade, e ver isso correspondido. Foi emocionante.”, enalteceu o maestro.A música na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro tem suas origens na criação da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, por Dom João VI, em 1809. Em dezembro de 1962 foi criada a companhia de músicos, e em 2006 foi fundada a Companhia Independente Polícia-Militar-Músicos, que viaja todo o Brasil em disputadas apresentações.


Para o secretário municipal de Ordem Urbana, coronel Hudson Miranda, a Banda da Polícia Militar do Estado do Rio representa um outro lado que as pessoas pouco conhecem da Polícia Militar

Segundo o secretário municipal de Ordem Urbana, coronel Hudson de Aguiar Miranda, as bandas de música são históricas e a da Polícia Militar não é diferente. “A Banda da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro é muito antiga, e representa um outro lado que as pessoas pouco conhecem da Polícia Militar. Formada por pessoas sensíveis, com um dom musical notável.”, ressaltou o coronel Hudson.

Para o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, o coronel Marcelo Freiman, a apresentação da Banda da PM foi um verdadeiro presente para Nova Friburgo e passa a ser considerada uma execução histórica na cidade: “Essa Banda demonstra que a Polícia Militar é também sensibilidade, dedicação, e consegue servir à população com música de qualidade”, descreve o comandante.Também prestigiaram o evento a chefe de Gabinete, Paloma Lacave; o secretário de Cultura, David Massena; o secretário Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Profissional e Superior, Igor Pinto; a secretária de Turismo, Bianca Tempone; a subsecretária de Turismo, Mabel Póvoa; a subsecretária de Comunicação Social, Janayna Saade; o subsecretário de Ordem Urbana, coronel Claudecir Ribeiro da Silva; e o subsecretário da Guarda Municipal e Posturas, André Luis Santos.

No encerramento, todos cantaram juntos, de pé, com a Banda da PM, um solene Parabéns pra Você pelos 194 anos de Nova Friburgo, levando muitas pessoas às lágrimas no concerto, este já considerado histórico para a cidade.