quinta-feira, 17 de maio de 2012

Campesina Friburguense faz homenagem pelos 194 anos de Nova Friburgo


Campesina Friburguense apresentou-se com todo o seu corpo musical, composto por 68 músicos, com flautas, clarinetas, saxofones, trompas, bombardinos, trombones de vara, teclados e percussão.

Quem esteve na Praça Getúlio Vargas na tarde do dia 16 de maio, aniversário de Nova Friburgo, pôde se encantar com os acordes da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense, que apresentou um eclético repertório aos que prestigiaram o evento, realizado no coreto da praça. O concerto comemorou os 194 anos da cidade, e faz parte do projeto Banda na Praça, do Governo Municipal, mantido pela Secretaria Municipal de Cultura.

O secretário de Cultura de Nova Friburgo, David Massena, que é sócio honorário da Campesina Friburguense, esteve no evento juntamente com o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Profissional, Igor Pinto.

A regência do concerto ficou a cargo do maestro, professor, arranjador e compositor Marcus Almeida, que abriu o evento em grande estilo, mexendo com os corações dos friburguenses, com o Hino de Nova Friburgo, do maestro Sérvio Lago e letra de Franklin Coutinho.

O diversificado repertório escolhido pela Campesina Friburguense, que contou com 13 músicas, emocionou e aqueceu o final da tarde fria dos cerca de 200 friburguense que compareceram ao concerto. O grupo Campesina Friburguense, em que a história se confunde com a própria história da cidade, é considerado um dos mais importantes segmentos da cultura musical friburguense, assim como a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense.

Das 13 músicas executadas, o público reagiu com muitos aplausos a todas, contudo, as músicas Copacabana, de Braguinha e Alberto Ribeiro, com arranjo de José Carlos Ligiéro e revisão de Marcelo Jardim, e Aguenta Firme (Batuquinho), de Joaquim Naegele, levaram o público ao êxtase.


A Campesina Friburguense apresentou-se com todo o seu corpo musical, composto por 68 músicos,
com flautas, clarinetas, saxofones, trompas, bombardinos, trombones de vara, teclados e percussão.
O espetáculo contou ainda com os tenores líricos Mauro Martz e Samuel Alves, e com a soprano
Patrícia Monção.


Carlos Magno da Silva, presidente da Campesina Friburguense, apresenta os novos músicos da orquestra, Diego Andrade Pinto, Thiago Neves dos Anjos e Wesley Araújo (equerda para direita).

Durante o evento, foi feita a apresentação dos novos músicos da orquestra, Diego Andrade Pinto, Thiago Neves dos Anjos e Wesley Araújo, que receberam o bottom da instituição, que simboliza o início da efetiva participação no corpo da orquestra.

Para finalizar a comemoração foi realizado um medley (mistura de várias músicas) com a música Parabéns pra Você, momento em que todo o público levantou-se para aplaudiu de pé a cidade de Nova Friburgo, que fez honrosos 194 anos.

Um pouco de história da Campesina Friburguense

A Sociedade Musical Campesina Friburguense teve início juntamente com o movimento Republicano, que se instalou em Nova Friburgo ainda no século XIX, em 1860. O grupo de oposicionistas reagia bravamente contra os altos impostos cobrados pela corte aos brasileiros, tendo o apoio dos inconfidentes mineiros. Os líderes do movimento contavam sempre com música para seus comícios, palestras, reuniões, eventos e cortejos. Assim, começavam os primeiros acordes da Campesina Friburguense. Após dez anos da sua primeira execução, o grupo foi fundado oficialmente em 1870, e hoje conta com Carlos Magno da Silva e Clóvis Cordeiro Aparício, como presidente e vice-presidente administrativo, respectivamente.
Fotos: Daniel Marcus