terça-feira, 29 de maio de 2012

Nova Friburgo agora tem agentes de leitura

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, informa que Nova Friburgo agora tem cinco Agentes de Leitura. A proposta de transformar Nova Friburgo numa “Cidade Leitora” pôde se realizar através do Programa Agente de Leitura, do Ministério da Cultura – MINC e da Secretaria de Estado de Cultura, o que incentivará a prática de leitura e a democratização do acesso ao livro. Para a subsecretária municipal de Leitura, Vera Veronesi, o livro é o único instrumento de inserção social, que consegue fazer o link com o mundo, ajudando o leitor a interpretá-lo.

O programa prevê empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos às comunidades. Os Agentes de Leitura receberão uma bolsa de R$ 350,00, além de boné, camiseta, mochila, uma bicicleta, para que eles possam chegar aos lugares mais distantes e de difícil acesso e cem livros.

Um novo concurso está previsto para o segundo semestre, para o preenchimento das vagas restantes (são 11 ao todo). Enquanto o edital não sai, os novos agentes recebem capacitação de profissionais da Secretaria de Cultura do Estado, habilitados para esse tipo de treinamento.