quinta-feira, 17 de maio de 2012

Trovadores comemoram o 53º Aniversário dos Jogos Florais em Nova Friburgo

De 18 a 20 de maio, trovadores de Nova Friburgo comemoram os 53 anos dos Jogos Florais. Vários eventos estão programados, a começar pela chegada de trovadores de todo país, classificados para o concurso.
Para o secretário de Cultura, David Massena, os Jogos Florais são da maior importância para a cultura. Eles são o “rap” e o “cordel” acadêmicos, que levaram o nome de Nova Friburgo para o mundo todo, disse Massena. Segundo ele, a Secretaria de Cultura se preocupa com a renovação desses poetas trovadores, para que essa tradição não morra.

A vice-presidente da União Brasileira de Trovadores, Clenir Neves Ribeiro, disse que Nova Friburgo é considerada a cidade da trova e o berço dos Jogos Florais, que teve como principais incentivadores o escritor J.G. de Araújo Jorge e Luiz Otávio, um dentista, que amava trovas.

No dia 18, às 15h30, os trovadores chegam à “Alameda das Trovas”, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, para falarem das trovas classificadas. Essas ficarão expostas ao público, em painéis, até o final do mês. Nesse mesmo dia, às 19h, haverá a entrega dos troféus aos “Magníficos Trovadores”, na Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL. No dia 19, às 10h, haverá uma missa rezada em trova, no Colégio Nossa Senhora das Dores, e, depois, às 11h30, os trovadores farão uma visita ao busto de Luiz Otávio e à imagem de seu padroeiro São Francisco de Assis, na Praça do Suspiro. Às 18h, haverá a coroação das Musas, no Centro de Convivência, no Clube de Xadrez.

O encerramento dos Jogos Florais será no dia 20, às 10h, com a entrega de troféus aos vencedores do concurso, na Câmara Municipal de Nova Friburgo, momento em que o prefeito da cidade, Sérgio Xavier, também será homenageado.


Fonte: http://novafriburgo.rj.gov.br/2012/05/trovadores-comemoram-o-53%c2%ba-aniversario-dos-jogos-florais-em-nova-friburgo/#ixzz1zm8BdQp2