quinta-feira, 28 de junho de 2012

Olaria terá Praça de Esportes e da Cultura (PEC)

O secretário de Cultura, David Massena, esteve em Brasília para participar do Seminário Internacional das Praças de Esportes e da Cultura (PECs), evento promovido pelo Ministério da Cultura (Minc), no dia 4 de junho. Cerca de 800 representantes do poder público e comunidades de 359 praças, onde serão construídas as PEC, estiveram presentes no Centro de Eventos e Convenções Brasil.


Segundo David, a Praça de Esportes e da Cultura, em Nova Friburgo, será construída na Via Expressa, em Olaria, e tem a proposta de ser um espaço-cidadão, onde o morador daquela comunidade passará a ser o protagonista da história. Está previsto no projeto: uma sala multiuso, auditório, pista de skate, pista de caminhada, academia ao ar livre, jardim, playground, sala de exposições, biblioteca e um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social. Tem tudo isso e tudo isso pertencerá à comunidade do bairro. Segundo Massena, a ideia é mobilizar a sociedade local, com seus representantes comunitários, ONGs do bairro, associação de moradores, associação industrial, comercial da região, para criar um conselho gestor, que será, de forma mista representativa daquela comunidade da PEC, mas quem vai gerí-la será a própria comunidade em parceria com a Secretaria de Cultura.

A Praça de Esportes e Cultura de Olaria terá três mil metros quadrados e, segundo David, a obra está orçada em R$ 2 milhões. Agora, só depende da aprovação da licitação para o início da construção que, segundo ele, é rápida porque são módulos. Massena acrescentou ainda, que essa praça também poderá ter convênios com a iniciativa privada. O nosso desejo, diz o secretário, é entregar a obra até o final deste ano, mas se não for possível, caberá à próxima gestão fazê-lo.

As PECs foram idealizadas em conjunto pelos Ministérios da Cultura, do Esporte, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Trabalho e Emprego e é um modelo que já está colhendo resultados em outros países como o México e a Colômbia, que trabalham com comunidades. A Praça de Esportes e da Cultura a ser construída aqui seguirá o modelo da América Latina.


Fonte: http://novafriburgo.rj.gov.br/2012/06/olaria-tera-praca-de-esportes-e-da-cultura-pec/#ixzz1zryCGQjs