terça-feira, 24 de julho de 2012

Grupo vocal Vokalzeit canta Tom Jobim e encanta a plateia

A Casa de Cultura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Art-Invest, recebeu em sua Sala, sábado, dia 21, um dos grupos vocais mais importantes da Alemanha, o Vokalzeit. Depois de interpretarem canções do período clássico-romântico de compositores como Schubert, Bach, Händel, Brahms, e canções folclóricas no estilo Comedian Harmonists muito divertidas, o público teve uma grata surpresa de ouvir o Vokalzeit cantar “Corcovado”, do maestro Tom Jobim.



Grupo vocal Vokalzeit na Casa de Cultura de Nova Friburgo


“A escolha da música, diz Oliver Gawlik (baixo), foi sugerida por um amigo deles do Rio de Janeiro, que os trouxe pela primeira vez ao Brasil, em 2008, um germânico-brasileiro que conhece há anos um pouco da cultura brasileira e disse a eles que Tom Jobim era um compositor e interprete brasileiro muito importante. Tom Jobim, diz ele, é conhecido na Alemanha por “Garota de Ipanema” e acrescentou que na próxima vez talvez cante mais uma”.

Hoje, em Berlim, segundo dados, existem cerca de 1.500 corais, com aproximadamente 50 mil participantes e Oliver concorda que a capital da Alemanha é uma cidade que canta. Eles são membros do Coro da Rádio de Berlim e todo ano eles convidam cantores amadores para cantarem junto com a Filarmônica de Berlim.

“A seleção para participar do Coral da Rádio de Berlim é muito rigorosa, disse Gawlik. Primeiramente, tem que ser um profissional para participar dele e ser contratado, além da atuação no palco. Tem que cantar todos os dias, ensaiando por quatro horas, mas para a voz é muito pesado, mesmo havendo intervalos. Mas, se você não treinar a voz como um atleta, você pode perder e destruir a voz, acrescentou. Para formar um coral, a tonalidade da voz deve ser similar ao do seus colegas para que haja uma total integração entre elas, conta Oliver, além da parte social, pois ficamos juntos por muito tempo e vamos cantar pela vida toda, então, tem que ser uma pessoa sociável e que interaja”.

“A seleção das músicas deve ter umas mais alegres e umas mais tristes, para que haja uma espécie de sombra e luz. É preciso ter um bom equilíbrio, para poder brincar com o público. Então, depende muito do clima e do ambiente onde estamos cantando”. Uma curiosidade: eles também cantam em um bar que só vende leite e que existe desde os anos 50, uma outra era.

Nessa turnê pelo Brasil o Vokalzeit já passou por: São Paulo, Petrópolis, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, onde cantaram na Rádio MEC FM, na Igreja da Candelária e na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, depois seguem para Blumenau, Porto Alegre, Vitória e no dia 30 de julho retornam para a Alemanha.