terça-feira, 7 de agosto de 2012

Festa Suíça Brasileira é sucesso


O Governo Municipal, representado pelo secretário de Cultura, David Massena, comemorou no dia 1º de agosto o Dia Nacional da Suíça, em solenidade na Praça das Colônias, no Suspiro – Centro, hoje parcialmente recuperada. Também estiveram presentes ao evento representantes de todas as colônias.
Segundo o secretário Massena, “essa tomada da Praça das Colônias é fruto do trabalho da Associação das Colônias de Nova Friburgo –ASCOFRI-, em parceria com a Secretaria de Cultura e liderada por Geraldo Thurler que, junto aos demais representantes de todas as colônias somaram esforços para limpar a área.

Segundo David, a Prefeitura buscará recursos através de eventos promovidos no Teatro Municipal em que a bilheteria seja revertida para recuperar a Praça das Colônias e, então, devolvê-la à comunidade local. “Ainda falta muita coisa, mas isso já é um grande marco dessa união, em prol de Nova Friburgo”, conclui Massena.
No dia 3 de agosto, foi realizado o Festival de Fondue, no Clube de Xadrez, onde os convidados puderam presenciar danças típicas da Suíça e ouvir música ao vivo.
Festival do Chocolate, organizado pela Casa Suíça, traz à tona os segredos do delicioso chocolate
Com intuito de comemorar o Dia Nacional da Suíça, 1º de agosto, o aniversário da Queijaria Escola, e claro, louvar as delicias do chocolate, foi realizado no fim de semana o Festival do Chocolate. O evento miscigenou a cultura Suíça, com danças típicas, chocolate e queijo, com os artistas friburguenses e música nacional. Quem prestigiou o evento resumiu em uma palavra: encantador.

Os suíços foram um dos primeiros povos a habitar Nova Friburgo. Mesmo com a miscigenação ao longo do tempo deixou um legado muito grande, principalmente gastronômico, com queijos, vinhos e o chocolate, marca registrada. Pensando nas diversas comemorações que ocorrem no mês de julho, o Festival do Chocolate é organizado tradicionalmente no primeiro fim de semana de agosto. O secretário Geral da Prefeitura de Nova Friburgo e um dos organizadores do evento, André Guedes, explicou o intuito do Festival: “é uma festa da Colônia Suíça. Como o Dia Nacional da Suíça, uma espécie de proclamação da independência, é no dia 1º de agosto, cai coincidentemente com o aniversário da Queijaria. E os chocolates, queijos e vinhos são produtos típicos da Suíça. A região de Fribourg é o berço do Queijo Brie. A sede da Nestlé é em Vevey, mas a fábrica de demonstração é em Broc, que fica no Cantão Friburgo. Então, tem um apelo de chocolate muito grande e a gente associa as duas coisas, aproveitando para miscigenar colocando também artistas locais”.

O Festival contou com a apresentação de danças típicas da Colônia Suíça, e apresentação de artistas locais, como o grupo Sanfoneiros da Serra. Um dos sanfoneiros, Valdinho Barroso, não escondeu a emoção de se apresentar no Festival do Chocolate. “Já é a quarta vez que eu venho me apresentar aqui. É um lugar que eu tenho muito prazer de vir tocar, o pessoal já conhece o nosso trabalho, aqui é muito gostoso. É uma sensação maravilhosa participar desse festival.”

Quem apareceu para prestigiar o Festival pode também aprender como trabalhar com o chocolate nas oficinas. Com o auxilio do instrutor, as pessoas aprenderam a fazer tortas, bombons, trufas e pirulitos de chocolate. A chocolateira responsável pela produção das iguarias revelou o segredo para um chocolate irresistível. “Especialmente no Festival do Chocolate nós realizamos uma oficina de chocolate, para públicos diferenciados, tanto crianças como adultos, para mostrar que não é tão difícil trabalhar com chocolate. O tempo é curto, mas dentro desse tempo dá para a pessoa ter noção de que o segredo do chocolate é a temperatura, derreteu na temperatura certa, vai sair um chocolate com brilho, com a consistência boa e o mais importante que é o sabor.”


As oficinas desvendando os segredos do chocolate foram uma atração à parte. Para o analista de sistemas, Washington Martins, o festival foi bom em todos os aspectos, mas foi na oficina que ele se realizou. “O festival está legal, animado, está variado. Tem muito chocolate, musicalmente, está muito bom também, as danças típicas da Suíça chamam a atenção, está tudo muito bonito, encantador. Na oficina é que eu senti o tom do festival mesmo, o sabor, o gosto, aprender a fazer o chocolate e comer, principalmente”.

O Festival do Chocolate faz menção à Colônia Suíça, comemora o aniversário da Queijaria e traz as delicias do chocolate para quem comparece. Porém, quem ganhou e saiu mais feliz do evento não foram os chocólatras de plantão, e sim a organização, como revelou André Guedes. “A festa é pequena, da fábrica, a gente aproveita para vender o queijo, o chocolate e falar uma pouco da raiz cultural. Pra mim é um prazer muito grande ver as pessoas se divertindo, primeiro que o chocolate produz serotonina, o que ajuda a gente a ficar feliz, tem uma sensação de prazer associado ao consumo de chocolate. Aqui tem muita criança, muita gente da comunidade, a ideia é que o friburguense participe.”, finalizou o secretário Geral da Prefeitura de Nova Friburgo.

Colônia Suíça pretende ampliar eventos em 2013, com apoio do governo municipal

Segundo o presidente da Colônia Suíça, Geraldo Thurler, a programação da Festa Suíça Brasileira para o próximo ano será ainda maior, com eventos durante todo o mês. E quem pensa que domingo, 5, foi o último dia das comemorações pelo Dia da Suíça, engana-se. Nos dias 25 e 26 de agosto, os descendentes de suíços tem encontro marcado no Nova Friburgo Country Clube, na piscina da sede velha, onde todas as colônias estão convidadas a servirem seus pratos típicos numa grande confraternização.

No domingo, 5, houve apresentação do grupo de danças folclóricas de Petrópolis, no palco montado na frente da Queijaria Escola, e no teatro a apresentação do Coral da Cidade. As centenas de pessoas que passaram o dia na Queijaria também puderam apreciar as exposições montadas especificamente para a data. As exposições Lê Projet, a L’ Ateliers e a L’ Exposition foram montadas no espaço do Museu do Suíço.

Geraldo Thurler, sempre correndo de um lado a outro, disse que todas as atividades contaram com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, e como em todos os anos, com a cessão da Queijaria Escola para a realização do encontro. “Aqui nós temos a escola de queijos e chocolates, além do museu do suíço e a arquitetura do prédio é no estilo suíço. Todos os anos, André Guedes abre as portas para que possamos realizar parte de nossos eventos e isso é muito bom”, declara Geraldo Thurler.