quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Secretaria de Cultura traz Orquestra de Câmara da Polônia a Nova Friburgo




O Ministério da Cultura e o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Art-Invest, trazem a Nova Friburgo a Orquestra de Câmara da Polônia, que fará um concerto no Teatro Municipal, no próximo dia 3, sexta-feira, às 20 horas.

De acordo com o secretário de cultura David Massena, “a apresentação faz parte do “Projeto Festival das Artes”, que se prolongará até dezembro, sempre com espetáculos de qualidade e priorizando artistas friburguenses. É com muita alegria, diz ele, que recebemos a Orquestra de Câmara da Polônia no Teatro Municipal, com entrada franca, e ainda teremos este mês outras atrações, como o show de Angela RoRo, pelo SESI Cultural. Estamos finalizando uma programação com artistas da cidade, teremos este mês a Oficina Funarte de Artes Plásticas e, ainda, o Festival de Fotografia. É a cultura em permanente movimento”, acrescenta Massena.

A Orquestra, também chamada “Capella Bydgostiensis”, que tem a regência do brasileiro José Maria Florêncio, é considerada uma das principais da Polônia e tem se apresentado nas mais importantes salas de toda a Europa. Possui inúmeras gravações para selos da Polônia, Holanda, Espanha e programas de rádios e TVs europeias.

O Maestro Florêncio nasceu em Fortaleza, Ceará, onde iniciou sua educação musical. Em 1980, recebeu uma bolsa de estudos do governo da Polônia e, mais tarde, naturalizou-se polonês. Naquele país, desenvolveu sua carreira internacional atuando como maestro e diretor musical de várias orquestras da Alemanha, Turquia, Rússia, Chile, México e Itália. No Brasil, Florêncio foi diretor e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo.

Fonte: http://novafriburgo.rj.gov.br/2012/08/secretaria-de-cultura-traz-orquestra-de-camara-da-polonia-a-nova-friburgo/#ixzz22PUNGrdS