terça-feira, 5 de novembro de 2013

05 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA CULTURA

DIA NACIONAL DA CULTURA

Hoje, 05 de novembro, terça-feira, é comemorado o Dia Nacional da Cultura. A data foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579, e marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).

Para comemorar a data a Secretaria Municipal de Cultura lançou o Edital para o "I Circuito Friburgo Mais Arte" que propiciará ao artista participante do certame apresentações multiculturais na rede pública de ensino, repassando para os projetos selecionados o importe total de sessenta mil reais.

A reabertura do Centro de Arte e as obras de reforma na Praça das Colônias em curto prazo o funcionamento dois importantes espaços culturais da Cidade.            
Neste ano a Câmara Municipal de Nova Friburgo prestará homenagem aos artistas friburguenses condecorando com a Medalha do Mérito Cultural Carlito Marchon os agraciados Euterpe Friburguense e Bibiana de Sá  

A Câmara prestará homenagens também ao Grupo Gama, que tem a exposição inaugurada hoje "Um olhar viçoso sobre Nova Friburgo", com registros fotográficos de Osmar de Castro e esculturas do artista plástico Zeppe, com inspiração em obras de Guingnard, ao escritor Álvaro Ottoni e à Banda Marcial do Colégio Nossa Senhora das Mercês.